Olá, meu nome é Paulo. A partir deste estudo, irei acompanhar você em alguns momentos deste curso. Nesta aula, irei destacar alguns pontos importantes a serem observados no vídeo tutorial disponível no AVA.
Animado(a) para ampliar seus conhecimentos sobre o Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA) no contexto da saúde pública?
Vamos lá!
Bons estudos!
Olá, meu nome é Paulo. A partir deste estudo, irei acompanhar você em alguns momentos deste curso. Nesta aula, irei destacar alguns pontos importantes a serem observados no vídeo tutorial disponível no AVA.
Animado(a) para ampliar seus conhecimentos sobre o Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA) no contexto da saúde pública?
Vamos lá!
Bons estudos!
Espera-se que ao final de seus estudos você seja capaz de:
Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso – SCPA
Continue lendo…
É importante saber que o SCPA também é utilizado como pré-requisito para a solicitação de acesso aos diversos sistemas web do Ministério da Saúde.
Ele é compatível com os principais navegadores web.
Além disso, permite várias configurações. Uma delas é configurar dinamicamente a exibição e seleção de informações durante o acesso.
Consulte o tutorial disponível na ferramenta e-book para saber mais sobre todas as configurações permitidas.
Em 2021, surgiu a nova versão do SCPA aderente à nova arquitetura tecnológica do DATASUS.
Essa nova versão integra os módulos de Usuário e Sistema, permitido aqueles que possuem perfil de Gestor e/ou Analista maior controle e uma experiência diferente no processo de autorização de perfil e manutenção da parametrização dos projetos.
Você percebeu como essa mudança na forma de acesso é muito interessante e apresenta mais segurança para o sistema de cadastro?
Lembre-se:
Antes de acessar, é importante realizar o check-list de alguns passos.
Clique aqui para conferir!
O cadastro no SCPA é pré-requisito para acesso aos sistemas WEB do Ministério da Saúde. Somente a partir deste cadastro será possível solicitar acesso aos demais sistemas.
O cadastramento é realizado pelo próprio usuário de forma pessoal e intransferível vinculado ao número de CPF, e por essa razão o sistema não permite que o mesmo CPF seja utilizado mais de uma vez.
O DATASUS não recomenda a exclusão de cadastros, de forma que o histórico das ações realizadas seja preservado.
Todas as alterações das informações registradas no SCPA devem ser realizadas utilizando as ferramentas disponíveis na própria página
Caso o usuário fique mais de 60 dias sem acessar o SCPA, ele será automaticamente bloqueado.
Para realizar o desbloqueio, o próprio usuário poderá realizar os procedimentos na página do sistema, ao responder corretamente as perguntas pessoais que serão apresentadas na tela.
Pronto, seguindo os passos demonstrados, o cadastro do usuário está concluído no SCPA e já poderá realizar a Solicitação de Perfil de Acesso aos Sistema WEB do Ministério da Saúde.
Clique aqui e veja como utilizar a ferramenta de busca na opção “Outros Sistemas”
O usuário deverá acessar: https://acesso.saude.gov.br/login e, com o login e a senha criada, é possível solicitar o acesso desejado.
Provavelmente, você deve estar se questionando: Mas o que é MFA?
Visa reforçar a segurança, adicionando camadas além da tradicional senha. Uma dessas camadas adicionais é o uso de um código OTP (One-Time Password), que é um código gerado dinamicamente válido por um curto período de tempo.
O MFA é ativado durante o acesso com o login e senha, exigindo passos de segurança. Devido a segurança gerada pelo MFA, será possível retirar o captcha, melhorando a experiência do usuário.
Muitas melhorias, não é mesmo! Veja no tutorial como realizar a autenticação de múltiplo fator no login do SCPA.
É possível acessar o SCPA também, através do gov.br.
O acesso ao SCPA utilizando os dados do Gov.br segue as diretrizes da Estratégia Nacional de Governo Digital, unificando serviços para o cidadão e informações sobre a atuação governamental em um único ambiente.
Para realizar o login no SCPA utilizando o acesso do Gov.br, é imprescindível que você possua uma conta cadastrada. Para isso, siga os passos indicados no próprio portal para criar sua conta. Lembre-se de ter em mãos os documentos necessários para validação.
Você conseguiu entender o contexto do SCPA e como esse Sistema contribui para a eficiência e segurança no acesso aos sistemas de saúde do Ministério?
Fique atento(a)!
Para compreender todas as informações é importante:
Em nosso próximo encontro vamos abordar as funcionalidades do SI-PNI no contexto do seu trabalho.
Até lá!
Este material foi elaborado e desenvolvido pela equipe técnica e pedagógica do Núcleo EaD do CONASEMS.
Coordenação Pedagógica
Cristina Fatima dos Santos Crespo
Kelly Cristina Santana
Valdívia França Marçal
Conteudistas
Tânia Marcial Amaral
Designer Instrucional
Jacqueline Cristina dos Santos
Coordenação de Desenvolvimento Web e Gráfico
Cristina Perrone
Diagramação e Desenvolvimento Web
Aidan Bruno
Alexandre Itabayana
Caroline Boaventura
Projeto Gráfico e Design de Experiência
Lucas Mendonça
Ygor Baeta Lourenço
Revisão Linguística
Gehilde Reis Paula de Moura
Assessoria executiva
Conexões Consultoria em Saúde LTDA
Envato Elements
https://elements.envato.com/
Banco de imagens Freepik
https://br.freepik.com
Banco de Ícones
https://www.flaticon.com/
Flickr
https://flickr.com/photos/ministeriodasaude
Fototeca do Conasems
É importante saber que com o Autorizador, os novos sistemas desenvolvidos na nova arquitetura, passam a integrar a autenticação via Login Único – SSO.
Ou seja, a efetivação do Autorizador alterou a autenticação de e-mail para o CPF, que está integrado com os dados de Pessoa Física da Receita Federal, passando esse campo como CHAVE única no cadastro de usuários.
Na plataforma, https://scpa.saude.gov.br clique em “Novo por aqui” ou “Entrar com gov.br”:
Clique aqui e assista a um vídeo demonstrando o passo a passo para o primeiro acesso.
Figura 1 – Tela de Cadastrar Novo Usuário
Após o usuário clicar em “Novo por aqui?” ele será redirecionado para uma página na qual deverá inserir o número do seu CPF, conforme cadastro da Receita Federal e selecionar CONFIRMAR.
Figura 2 – Tela de Informação do CPF
Posteriormente será necessário que o usuário proceda com a validação dos dados apresentados. Para isso, a tela do SCPA irá apresentar perguntas que deverão ser respondidas corretamente. Trata-se de perguntas pessoais, que irão confirmar a identidade do usuário que está realizando o seu cadastro no SCPA.
Após responder as perguntas, o botão “Confirmar” será habilitado para que o usuário prossiga para a última tela antes de finalizar o seu cadastro.
Figura 3. Tela de Validação dos Dados do Usuário
I) A liberação de acesso ao SI-PNI ocorre através do SCPA. A solicitação deve ser realizada por meio do link https://acesso.saude.gov.br/login.
II) O usuário poderá logar informando CPF/e-mail e senha ou, acessar utilizando a opção “Entrar com gov.br
As atividades avaliativas são autoinstrucionais.
A realização delas, bem como o acesso aos demais recursos didáticos disponibilizados garantem a obtenção do certificado, se obtidos os requisitos mínimos.
O Material Complementar trata-se de materiais científicos que contribuem para um estudo mais aprofundado sobre o assunto.
Eles podem ser arquivos em PDF ou vídeos do Youtube, por exemplo.
Veja o vídeo tutorial sobre como acessar os Materiais Complementares.
O e-book é um livro digital que apresenta a fundamentação teórica de todo conteúdo didático.
O download do arquivo em PDF pode ser realizado, para que seja possível acessá-lo mesmo em locais sem internet.
Este recurso é uma aula temática que apresenta informações relevantes do conteúdo, estruturadas por meio de hiperligações em forma de texto, imagens, vídeo, podcast etc., alinhando conceitos prévios a novos conhecimentos que serão construídos.
Conheça mais sobre a Aula Web assistindo ao vídeo tutorial.
A Teleaula é uma aula introdutória, que apresenta de forma didática e dinâmica o conteúdo em formato televisivo.
Assista ao tutorial e veja como acessar a teleaula.
A Autenticação de Fator Múltiplo (MFA), é um método de segurança que exige mais de uma forma de verificação de identidade para conceder acesso a sistemas, contas ou aplicativos.
Recentemente fora implementada no SCPA, projetada para aumentar a segurança e reduzir invasões. Ao exigir múltiplas formas de identificação, como senha e outros métodos, o MFA fortalece a segurança e previne acessos não autorizados. Ele também cumpre regulamentações de proteção de dados e padrões de privacidade.